OBJETIVO DESTE BLOG

Compartilhar textos, poemas e impressões de uma forma mais literária sobre sustentabilidade; em um livro vivo - esse é o objetivo básico desse blog. Aqui busco tecer relações entre o conhecimento científico e outros saberes e sabores, outras visões de mundo. Há sugestões de atividades e perguntas que provocam e/ou convidam à reflexão. Os poemas estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais na Biblioteca Nacional (Lei 9.610/98). A reprodução dos textos é permitida desde que citada a fonte e/ou respectivas referências bibliográficas. Aviso Importante: As postagens (textos e atividades) são dinâmicas e serão atualizadas independente do mês que foram escritas. Boa Leitura! Mande-me sugestões.

SAIBA MAIS SOBRE MEU TRABALHO EM

http://deborahmunhoz.wordpress.com

As leis que regem a vida - Masaharu Tanigushi

Imagem da Galeria de Arte Atômica: Cobre sobre Ferro www.almaden.ibm.com/vis/stm/gallery.html,
www.terra.com.br/istoe/ciencia/143007.htm
Caracteres kanji para a palavra átomo. A tradução literal significa: criança original
Visite o site e veja desenhos feitos com átomos em escala nanométrica

Leia o texto abaixo:

"As leis físicas que regem a matéria inorgânica são diferentes das leis da Vida que regem organismos vivos. Por mais que se combinem elementos inorgânicos no interior de uma proveta, jamais se originará um organismo vivo.Para que as substâncias nutritivas sem vida constituam parte viva do corpo humano, é imprescindível que se submetam ao domínio da Vida. Os elementos materiais que se agregam ou se desagregam segundo leis físico-químicas, quando subordinadas à Vida, unem-se ou separam-se segundo uma outra lei.A vida se serve inclusive das leis da matéria, mas as sobrepuja e exerce domínio sobre a matéria. Embora utilize as leis da matéria, a Vida não se sujeita a elas; ao contrário, transcende-as e estrutura o corpo na forma que deseja. Portanto, em se tratando de organismo vivo, as leis da matéria se subordinam a leis da Vida.

"Masaharu Taniguchi - Sutras Sagradas

Sugestão de atividade:

À luz da Educação Ambiental, organize um debate sobre o texto de Masaharu Taniguchi com seus alunos envolvendo seus conhecimentos de Química, Física, Biologia.


Algumas pontos para aquecer o debate:

Afinal, o que é a vida?
O que são propriedades emergentes?
Discuta o conceito de sustentabilidade como uma propriedade emergente.
Relacione entropia e Vida.
Quais são as leis que regem o corpo de um organismo morto?
Como são criados os organismo vivos em laboratório?

Um comentário:

  1. Deborah:

    Tenho certeza que a rede cósmica encaminha o que deve se encontrar e convergir. Que bom que tive oportunidade de conhece-la. Parabéns para seus sabores (saberes)! Gostaria de compartilhar muitas idéias com você. Abraço,

    Diego de Lara

    ResponderExcluir

Comente, envie uma sugestão!